SUVs voltam a marcar Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Motores diesel: a escolha entre combustão x explosão. Imagem: Divulgação

A cada dois anos o Brasil é palco do Salão do Automóvel de São Paulo. A edição 2016 abre ao público neste dia 10 de novembro e prossegue até o dia 20. Em 56 anos de sucesso, a edição de número 29 revela uma nova localização, agora no São Paulo Expo, um espaço mais funcional e bonito para um evento tão importante.

Com cerca de 540 veículos em exposição, dos quais 150 lançamentos em 90.000 m2 de área de eventos, o salão movimenta toda cadeia do setor automotivo com expressiva quantidade de profissionais da imprensa nacional e internacional, aproximadamente 4.000 colegas.

A Volkswagen é uma das empresas com o maior número de novidades expostas. São 12 novidades, em um total de 30 veículos em exposição numa área de 4.500 m2 – o maior espaço no Salão –, com um estande mais interativo que nos anos anteriores. Os veículos expostos são distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.

 gol_gt_concept__20_

“GT”. A lendária sigla que acompanha os carros esporte da Volks é uma referência que para muitas pessoas vai além do alto desempenho: é um sonho. Em homenagem a essa cultura esportiva, a Volkswagen apresenta o Gol GT Concept, um show car criado para os verdadeiros fãs dos carros de corrida (Gran Turismo).

gol_gt_concept__29_

Inédito no mundo e desenvolvido pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil, o Gol GT Concept foi criado com inspiração na tradição GT e na relação emocional que os clientes têm com os modelos esportivos da Volkswagen. O projeto seguiu três pilares durante seu desenvolvimento: história, esportividade e cultura GT. Da logotipia às linhas de design: o Gol GT Concept é uma interpretação do conceito GT.

gol_gt_concept__21_

Uma tendência que cada vez mais crescente em nosso mercado fica por conta dos SUVs. Nos últimos dois anos, a participação de mercado deste tipo de veículo praticamente dobrou no país, passando de 8% do total de carros comercializados para 15%. E os fabricantes mantém o foco nesse crescimento.

Vamos começar pelo modelo desenvolvido na Alemanha por designers brasileiros, o T-Cross Breeze, que apresenta o conceito de design de um novo SUV da Volkswagen.

Com quatro lugares, o T-Cross Breeze é equipado com um cockpit interativo e um conceito operacional de próxima geração. A Volkswagen já implantou um conceito operacional praticamente sem botões a bordo do T-Cross Breeze. Com exceção da haste de controle, interruptores de abertura das janelas e dos botões para abrir e fechar a capota, todos os controles do T-Cross Breeze são executados por meio de superfícies sensíveis ao toque ou por soluções “by wire” totalmente novas.

A digitalização dos instrumentos está abrindo um novo espectro de possibilidades gráficas e interativas. A Volkswagen mostra como o Active Info Display, que já é usado no Passat pode evoluir a bordo do T-Cross Breeze. O T-Cross Breeze é equipado com motor 1.0 TSI, para oferecer o máximo em prazer ao dirigir de forma sustentável, combinado aos sistemas start-stop e de recuperação de energia.

A Renault aproveitou o salão como palco para a apresentação de três SUVs: Captur, Koleos e Kwid.

Renault Captur 2017. Foto: Divulgação

Renault Captur 2017. Foto: Divulgação

Com data marcada para o nosso mercado, em fevereiro a Renault lança o Captur. Além do design sensual e elegante com pintura biton, o veículo oferece o conforto de um verdadeiro SUV com um amplo espaço interno e contará com uma série de tecnologias que tornam a vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso aos comandos do carro sem tirar a mão do volante.

A lista de itens conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série.

Com o Koleos, mostrado recentemente no Salão de Paris, a Renault irá ofertar também um SUV premium de grande porte com alta tecnologia. Traz, entre outros equipamentos, alerta de ponto cego, sistema de áudio Bose e sistema multimídia com tela de 8,7”.

O Kwid, novo SUV compacto e urbano, completa a nova linha da Renault. O modelo apresentado ao público é o show car Kwid Outsider Concept, desenvolvido especialmente para o Salão de São Paulo pelo Renault Design América Latina (RDAL), com soluções que destacam a versatilidade e a robustez do veículo.

A Hyundai CAOA apresenta seu moderno utilitário esportivo, New Tucson, produzido na planta de Anápolis (GO).

Um veículo totalmente novo que chega equipado com o moderno motor turbo 1.6 T-GDI (Gasoline Direct Injection) e transmissão Dual Clutch de 7 velocidades. Equipado com esse conjunto, o modelo gera 177 cv de potência a 5.500 rpm e 27 kgf.m de torque, entre 1.500 e 4.500 rpm, garantindo muita força ao SUV desde baixas rotações.

A novíssima geração do SUV 3008 é a grande estrela da Peugeot na mostra. O modelo desembarca no país logo após sua estreia mundial no Salão de Paris, e não apenas para brilhar no evento: ele será lançado comercialmente já em 2017, trazendo consigo os mais recentes códigos estéticos da Marca do Leão, além do novo i-Cockpit® Peugeot.

Peugeot 3008. Foto: Divulgação

Peugeot 3008. Foto: Divulgação

O pernambucano Jeep® Compass faz neste Salão do Automóvel de São Paulo sua primeira aparição em mostras automotivas internacionais, já comemorando excelentes resultados da pré-venda realizada durante pouco mais de um mês e cerca de 1.000 unidades vendidas.

Além do estilo sofisticado e acabamento digno de um legítimo SUV de nível superior, os motores 2.0 Tigershark (flex) e 2.0 Multijet II (único diesel no segmento) trazem força e eficiência ao Jeep Compass, aliados a câmbios automáticos de 6 e 9 marchas, respectivamente.

Jeep Compass 2017. Foto: Divulgação

Jeep Compass 2017. Foto: Divulgação

A Honda lança mundialmente o utilitário-esportivo compacto WR-V, veículo inédito, é o novo integrante da família de SUVs da Honda, que também inclui os modelos HR-V e CR-V.

O WR-V foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis do Brasil, baseado no DNA global da marca, que busca, em todos os seus veículos, colocar o ser humano no centro de seu desenvolvimento, com excelência em qualidade.

O WR-V também traz como essência de seu desenvolvimento a consideração de demandas regionais, baseadas em pesquisas com consumidores que gostam de aproveitar um estilo de vida ativo.

O WR-V será comercializado no Brasil no primeiro semestre de 2017 e, no futuro breve, também em outros países da América do Sul.

=========================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Leia mais

SUVs Captur, Koleos e Kwid são atrações da Renault... Buscando manter o seu consistente crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos, a Renault está apresentando, no Salão do Automóvel de São Paulo, seus três novos SUVs:  o Captur, o Koleos e o Kwid. “Os três novos modelos são fundamentais na nossa estratégia de continuidade de crescimento da Ren...
Confira a retrospectiva automotiva 2017 do Autos G... O ano de 2017 está acabando e o Autos Giros não poderia deixar de lembrar os destaques dos últimos 12 meses no setor automotivo. Apesar do mercado retraído, tentando se recuperar, o ano foi cheio de novidades, tanto em novos lançamentos como em renovações importantes de modelos já existentes. Ent...
No setor automotivo, santo de casa faz milagre Por Cecília França Marcas têm melhores desempenhos em Estados que sediam suas fábricas A Renault costuma dizer que o Paraná é sua casa no Brasil. Conhecendo a longevidade da relação entre o Estado e a montadora, que completa 20 anos em 2018, entendemos o motivo de tal identificação. E este relac...
Renault aumenta sua fatia no mercado nacional Empresa terminou o mês de abril com uma fatia de 7,8% de participação no mercado brasileiro A Renault está ampliando sua fatia de atuação no cenário automotivo nacional. A montadora terminou o mês de abril com 7,8% de participação no mercado brasileiro. O resultado é 0,1 ponto percentual superior...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: