Mercedes-Benz apresenta conceito Classe X para revolucionar o mercado de picapes

De olho no crescimento do mercado global de picapes médias, a Mercedes-Benz apresentou seu novo conceito Concept X-CLASS, que chegará aos mercados mundiais a partir de 2017 como o primeiro integrante da nova Classe X.

O novo modelo terá como seus principais mercados o Brasil, a Argentina, a África do Sul, a Austrália e a Europa. “Com a picape Mercedes-Benz preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portfólio. O nosso objetivo é oferecer a cada cliente um automóvel adequado para as suas necessidades. ”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e diretor da Mercedes-Benz Automóveis,Dr. Dieter Zetsche.

classe-x

Desde o lançamento, o Classe X terá variadas combinações de equipamentos para personalização do exterior e do interior. Graças à comprovada estratégia modular, o interior apresenta inúmeros componentes conhecidos e apreciados pelos clientes do Classe C e Classe V, incluindo desde os materiais de alta qualidade processados com perfeição, passando pelo sistema de infotainment e até o conforto ergonômico dos assentos.

Além disso, o Classe X definirá novos padrões no seu segmento no que diz respeito à conectividade. Graças ao módulo de comunicação com cartão SIM específico do veículo, e assim o condutor poderá acessar sua picape via smartphone, tablet ou PC a qualquer momento e de qualquer lugar para, por exemplo, enviar destinos de navegação para o veículo, verificar onde a picape está estacionada e os níveis do tanque de combustível.

Veja o vídeo oficial de lançamento:

As opções de motores são igualmente diversificadas. O modelo topo de linha contará com um motor V6 diesel conjugado com uma tração permanente nas quatro rodas 4MATIC, resultando em um torque particularmente elevado, assegurando uma condução muito dinâmica na estrada e fora dela.

O sistema de tração total combina um sistema de tração eletrônico, uma caixa de transferência com redução fora de estrada e dois bloqueios de diferencial. O sistema de tração e os bloqueios de diferencial ativados eletricamente levam a força motriz para onde a tração é melhor. Sob condições off-road extremas, o diferencial das rodas traseiras e o diferencial longitudinal podem ser bloqueados.

O potente sistema de propulsão e o robusto quadro do chassi tipo escada permitem uma carga útil superior a 1,1 tonelada e uma força de tração de até 3,5 toneladas. Esta força é suficiente para transportar, por exemplo, cerca de quatro metros cúbicos de lenha na caçamba e um veleiro a reboque.

O conceito Concept X-CLASS foi apresentado em duas versões: Stylish Explorer e Powerful Adventurer.

Concept X-CLASS stylish explorer

16C964_08_D328532

A elegante pintura branca metalizada do Concept X-CLASS stylish explorer já apresenta as credenciais do modelo. O contraste entre a emoção nas linhas das superfícies (“hot”) e os detalhes inteligentes, inovadores e de grande exatidão técnica (“cool”) revela uma reinterpretação da filosofia de design da Mercedes-Benz.

O design atlético garante um perfil ao mesmo tempo expressivo e dinâmico. A frente marcante apresenta uma evolução do aspecto SUV típico da marca, e as caixas das rodas sobressaídas adicionam o efeito de largura e permitem que a picape seja ainda mais estável na estrada.

16C964_12_D328536

Os para-lamas salientes criam espaço para um ângulo amplo das rodas que, combinadas com pneus maiores, são ideais para utilização off-road. As grandes rodas de liga leve com 22 polegadas permitem que o Concept X-CLASS stylish explorer tenha altura elevada.

A traseira de ambos os protótipos apresenta o painel cromado típico dos SUVs na borda inferior e outra característica marcante: um contorno sob a forma de barra luminosa em LED, com armação cromada na tampa traseira. Este detalhe chama a atenção para a singularidade da nova picape.

No interior, o Concept X-CLASS stylish explorer traz uma combinação de cores e materiais que segue com perfeição a filosofia de sofisticação que a marca da estrela de três pontas sempre trazem seu design. O couro nobuck marrom nos assentos, com toque sensível, proporciona um efeito muito agradável.

16C964_09_D328533

Além disso, os detalhes modernos são ressaltados pelos difusores redondos de ventilação, o display central isolado de alta resolução, bem como a unidade de comando central com controlador e touchpad multifuncional. Com o touchpad é possível utilizar todas as funções de telemática por meio de gestos ou a introdução de letras e caracteres, tal como em um smartphone.

Concept X-CLASS powerful adventurer

Complementando o Concept X-CLASS

16C964_18_D328541

O Concept X-CLASS stylish explorer, segundo protótipo foca nas características clássicas de uma picape. O Concept X-CLASS powerful adventurer, pintado de lemonax metallic, chama a atenção para a robustez, resistência e mobilidade em todo tipo de terreno, combinando de forma sublime conforto e estilo com as virtudes básicas desta categoria de veículos.

O Concept X-CLASS powerful adventurer se destaca pelo seu 1,90 metro de altura. Os pneus volumosos com 35 x 11.50 de dimensão, a grande distância em relação ao solo e o design atlético impõem respeito logo à primeira vista. A grade de radiador típica dos SUVs da marca possui duas lamelas, proteção lateral na frente e atrás, revestimentos nos para-lamas e cavas das rodas de carbono fosco completam o conjunto estético off-road.

16C964_21_D328544

O espírito aventureiro está presente também no interior, graças aos elementos de carbono fosco, as superfícies metálicas escovadas e as cores fortes. Tudo combina com perfeição com a pintura exterior lemonax metallic.

Segundo a montadora, os preços dos modelos serão competitivos dentro do segmento em que se posicionarão.

16C964_19_D328542

Parceria de produção com a Renault-Nissan

daimler-renault-nissan

A picape será fabricada por meio de uma parceria de produção com a Renault-Nissan. A produção para o mercado europeu, australiano e sul-africano começa em 2017 na fábrica da Nissan, em Barcelona, Espanha. O Classe X para o mercado latino-americano sairá da linha de montagem da fábrica da Renault em Córdoba, Argentina, a partir de 2018.

Com o Classe X a Daimler AG e a Renault-Nissan estão ampliando sua cooperação estratégica existente há seis anos. Isso permite à Mercedes-Benz alcançar uma estreia rápida e com eficiência de custos no segmento das picapes médias, um segmento que apresenta forte crescimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: